A relação entre educação e gratidão é um tema que, embora nem sempre evidente, desempenha um papel essencial no desenvolvimento pessoal e escolar. Ao integrar a prática da gratidão no ambiente escolar, podemos promover um clima de respeito, apoio mútuo e bem-estar, elementos essenciais para o sucesso educativo e o desenvolvimento humano.
Aplicar a gratidão na educação é desafiante devido a questões culturais, emocionais e estruturais dentro das instituições de ensino. Os rankings das escolas contribuem para uma cultura de competitividade onde o foco está nos resultados e nas classificações. Um ambiente competitivo pode dificultar a prática da gratidão, pois os alunos podem ver os seus colegas como adversários em vez de aliados. A gratidão pode parecer deslocada num contexto onde o sucesso individual é priorizado sobre o bem-estar coletivo. A pressão para atingir notas altas pode levar ao stress e ansiedade, dificultando a concentração em práticas emocionais positivas, como a gratidão. Quando a carga de trabalho é intensa e o tempo é escasso, a gratidão pode ser vista como um “luxo” em vez de uma necessidade.
Nalgumas escolas, especialmente em contextos socioeconómicos mais desafiadores, pode haver falta de recursos, apoio emocional e um ambiente seguro. Nestas circunstâncias, tanto professores quanto alunos estão mais focados em gerir conflitos do que em cultivar atitudes de gratidão.
A falta de formação e sensibilização é outro desafio à prática da gratidão. Muitos professores não aprenderam a integrar a gratidão nas suas práticas pedagógicas. Sem uma compreensão clara dos benefícios e das técnicas para promover a gratidão, pode ser difícil implementá-la de forma eficaz no ambiente educativo.
Em situações onde há tensões ou conflitos entre professores e alunos, ou entre os próprios alunos, pode ser difícil cultivar a gratidão. Relações complicadas podem gerar ressentimentos e desconfiança, que precisam ser abordados antes que a gratidão possa ser genuinamente praticada. Estas dificuldades destacam a necessidade de estratégias cuidadosas e sensíveis para introduzir a gratidão na educação, reconhecendo e enfrentando os obstáculos que podem surgir.
Em algumas culturas ou contextos, expressar a gratidão pode não ser uma prática comum ou valorizada, e pode até ser visto como um sinal de fraqueza ou de dependência. Além disso, os alunos podem resistir à prática da gratidão se não estiverem habituados a refletir sobre as coisas pelas quais são gratos, especialmente se enfrentam desafios pessoais significativos.
É preciso entender que a gratidão, muito mais do que um simples “obrigado”, é uma poderosa ferramenta de bem-estar que pode transformar a nossa vida. Nos últimos anos, a ciência tem explorado os benefícios da prática da gratidão, revelando que esta virtude não só melhora a saúde mental, como também tem efeitos positivos no corpo e nas relações pessoais. Estudos mostram que expressar gratidão pode aumentar os níveis de felicidade e reduzir sintomas de depressão e ansiedade.
De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology, pessoas que mantêm um diário de gratidão relatam maiores níveis de otimismo e satisfação com a vida. Ao focarmos nos aspectos positivos da vida, treinamos o cérebro para reconhecer e valorizar as coisas boas, o que contribui para uma visão mais positiva do mundo. A gratidão também está associada a uma melhor saúde física. Pesquisas indicam que pessoas gratas tendem a ter menos dores físicas e a sentir-se mais saudáveis em geral. Além disso, a gratidão pode promover um sono melhor. Um estudo da Applied Psychology: Health and Well-Being revelou que pessoas que escrevem sobre o que são gratas antes de dormir têm maior qualidade de sono e acordam sentindo-se mais revigoradas.
A gratidão desempenha um papel crucial nas nossas relações interpessoais. Ao expressarmos gratidão, fortalecemos os laços com as pessoas ao nosso redor. Este simples ato de reconhecimento cria um ciclo positivo de reciprocidade, onde as pessoas se sentem mais valorizadas e, consequentemente, mais inclinadas a retribuir o sentimento.
Incorporar a gratidão no dia-a-dia é simples, mas requer compromisso e persistência. Manter um diário de gratidão, expressar gratidão aos amigos, familiares ou colegas, ou mesmo dedicar alguns minutos do dia para refletir sobre o que há de positivo na sua vida são práticas que podem fazer uma grande diferença. Portanto, reserve um momento para agradecer – a sua mente e o seu corpo irão agradecer-lhe por isso.
À medida que vamos integrando individualmente estas práticas, sentindo os seus benefícios, estaremos preparados para levar estas práticas para a escola.
Está à espera do quê? Recordamos-lhe algumas ideias que pode implementar na sala de aula ou em casa com a sua família.
Filipa Dias & Sofia Chaves
Este é provavelmente o exercício com mais poder dentro das práticas da Psicologia Positiva. Estudos realizados a diferentes variantes desta técnica como contar bênçãos, relatar o que correu bem ou nomear coisas pelas quais se sente gratidão comprovam a sua eficácia no aumento da felicidade e na redução de sintomas depressivos nos primeiros seis meses (Seligman et al., 2005, citado por Boniwell, 2012).
As três bênçãos diárias
No final do dia de escola, peça aos alunos que, em pequenos grupos de 4 ou 5, identifiquem 3 coisas boas que aconteceram a todos os elementos do grupo durante o dia. Convide a refletir sobre o que correu bem em cada uma das ocorrências e qual o papel que cada um desempenhou. Em casa, faça o mesmo exercício com o seu filho no final do dia.
Portfolio de Conquistas
Convide os alunos a olharem para as suas vidas e a listarem tudo o que já conquistaram ou tudo o que têm e pelo qual se sentem gratos. Não se esqueça de os ajudar a focar naquilo que eles fizeram para que esses momentos pelos quais sentem gratidão fossem possíveis.
Correio de Gratidão
Esta prática foi também testada cientificamente. Aumenta substancialmente o bem-estar e as emoções positivas experienciadas (Seligman et al., 2005, citado por Boniwell, 2012).
A proposta é convidar alunos a escrever cartas de gratidão a pessoas que foram simpáticos com eles, os ajudaram nalgum momento ou tenham apenas realizado alguma ação que, de alguma forma, os deixou mais felizes. Peça aos alunos que descrevam a situação que querem agradecer, incluindo exemplos concretos e especificando o impacto que a ação realizada pelo colega a quem querem agradecer teve na vida de quem agradece.
Caderno de Gratidão
No início do ano letivo, convide cada aluno a ter um Caderno de Gratidão num lugar da sala acessível a todos. Ao longo do ano, os alunos poderão ir ao caderno de um colega agradecer algo. No final do ano, os alunos poderão levar o caderno para casa, contendo todos os agradecimentos realizados ao longo do ano. Não se esqueça de ter também um caderno para si.
Pode também ter em casa um caderno ou um local onde estes agradecimentos possam ir sendo realizados entre os membros da família.
Referências:
Boniwell, Ilona; Ryan, Lucy (2012) Personal Well-being Lessons for Secondary Schools – Positive Psychology in Action for 11 to 14 years old. The McGraw-Hill Company.